top of page

Está a formar-se um mosaico global


Desde os países insulares, que pontilham o Pacífico, até aos vastos territórios das Américas, dezenas de milhar de localidades que se preparam para a celebração do 200º aniversário do nascimento de Bahá'u'lláh, na próxima semana, têm vindo a desenvolver uma atividade notável.

Inspirados neste importante momento, indivíduos e comunidades têm produzido obras de arte originais, nomeadamente filmes, pinturas, poesia e música. As histórias de atos de serviço, sacrificados e altruístas, multiplicaram-se e deram origem a um sem número de outros. Reuniões devocionais e celebrações estão já a ocorrer em muitas partes do mundo, juntando pessoas de todos os quadrantes da vida.

• Em toda a República Democrática do Congo - um dos primeiros países do mundo a ser encarregado de construir um Templo Nacional Bahá'í – é esperado que os planos para as comemorações do bicentenário, nas cidades, vilas e aldeias, atraiam uma grande participação. Para iniciar o período de celebrações do bicentenário no país, no início deste mês, quase 900 pessoas desfilaram três quilómetros pelas ruas de Lubumbashi, cantando e transportando bandeiras.

• O Japão tem a maior concentração de locais de culto no mundo. Durante este período, em honra do bicentenário, a comunidade bahá'í de Yamaguchi tem vindo a homenagear a herança espiritual da cidade, visitando locais sagrados, históricos - alguns dos quais com mais de mil anos - e, com um sentido elevado de reverência, fazendo orações em cada um deles.

• Em Papua Nova Guiné, a aldeia remota de Daga precisava de uma fotocopiadora para poder imprimir os milhares de convites para a celebração do bicentenário. Um grupo de amigos carregou uma máquina através das montanhas e das florestas, para a entregar à aldeia. É esperado que mais de 4.000 pessoas vão participar nas comemorações do próximo fim de semana.

• As comunidades bahá'ís, em toda a Holanda, planearam com entusiasmo as celebrações nas suas localidades. O serviço postal nacional emitiu um selo de edição limitada, projetado pelos bahá'ís da Holanda, em homenagem a esta importante ocasião, os quais foram usados pela comunidade bahá'í holandesa para enviar convites para as celebrações do bicentenário no seu país.

• O estado de Karnataka, na Índia tem experimentado a pior seca em mais de quatro décadas, o que afetou significativamente a agricultura da região. As famílias da comunidade bahá'í de uma aldeia, decidiram reservar, cada um, uma libra de arroz (cerca de 450 gr) , para que eles pudessem hospedar e alimentar toda a aldeia de 1.500 pessoas, durante as celebrações do bicentenário.

• Um grupo de jovens em El Chamizo, na Colômbia, movido pelos ensinamentos de Bahá'u'lláh sobre a unidade e a harmonia, pediu permissão para comemorar o bicentenário do Seu nascimento na sua escola. Sessenta pessoas, incluindo professores, pais e colegas de turma, participaram na celebração, que incluiu relatos emocionantes da vida de Bahá'u'lláh.

• No Cazaquistão, o bicentenário que se aproxima, inspirou a realização de um filme sobre a história da Fé no país, começando com a sua chegada à região, no século XIX. O filme começa a contar a história da comunidade vibrante de Ishqabad (no moderno Turcomenistão) que construiu a primeira Casa de Adoração Bahá'í no mundo.

• A comunidade bahá'í da Irlanda criou uma série de 95 videoclipes sobre os ensinamentos e a vida de Bahá'u'lláh, em homenagem ao 200º aniversário do Seu nascimento. Um vídeo foi lançado todos os dias e continuará até ao bicentenário.

Pode observar-se, na superfície do planeta, a formação de um mosaico da humanidade, diverso e nobre, que realiza atos de culto e de serviço.

Esta conjuntura está a levar pessoas de todo o mundo a refletir sobre a vida de uma Figura que aceitou viver 40 anos de prisões e exílios para proclamar a unidade da humanidade, inspirando gerações para contribuírem para a construção de um mundo pacífico e justo.


Pode também gostar de:
bottom of page