top of page

Celebrações do Bicentenário: louvor, adoração e serviço


O ano de 2017 marca o bicentenário do nascimento de Bahá’u’lláh, o fundador da mais recente religião mundial – a Fé Bahá’í. Milhões de pessoas, de milhares de comunidades em todos os continentes, passaram meses a preparar-se para celebrar esta data histórica, bem como a Sua Mensagem de paz e amor – “A terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos”.

No link abaixo encontram-se relatos de celebrações em diferentes partes do mundo.

Relatos das celebrações à volta do mundo

Em Portugal celebrou-se esta data histórica em 27 localidades, de norte a sul do país. Celebrou-se o impacto da Revelação de Bahá’u’lláh no mundo e o poder dos ensinamentos que nos deixou, em centenas de livros e epístolas, tais como a unicidade de Deus, a unidade dos Mensageiros de Deus, a unidade da humanidade, o reconhecimento da natureza evolutiva da revelação divina, a abolição de todas as formas de preconceito, a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, a redução dos extremos de riqueza e pobreza, a obrigatoriedade de educação para todas as crianças, a harmonia entre ciência e religião, o estabelecimento de uma comunidade mundial de nações, entre muitos outros, que vieram dar resposta aos problemas que atualmente atormentam o mundo e formam a base de um processo de transformação social e de construção de comunidades, que é único em seu alcance global e na diversidade de participantes.

As celebrações assinalaram também o papel da humanidade em honrar todos os sacrifícios e sofrimentos deste Manifestante de Deus e em se empenhar neste empreendimento divino de construção de um mundo melhor, mais justo e mais humano.

Este ano caracteriza-se por um amor abnegado e uma dedicação incansável por parte dos crentes de Bahá’u’lláh ao louvarem a Sua vida, missão e ensinamentos. Esta efusão de amor é expressa através de atos de serviço, que ambicionam fazer justiça aos ensinamentos nobres desta religião. Todas as celebrações e homenagens desta efeméride refletem estes dois conceitos, que estão no centro do padrão de vida das comunidades, que os bahá'ís ao redor do mundo estão a tentar construir: a adoração e o serviço. Que este ano seja lembrado na posteridade pelas inúmeras celebrações repletas de estima e amor por Bahá'u'lláh, mas também pelo ímpeto que deu a todos os que estão envolvidos neste empreendimento global de alcançar um mundo unido e próspero.


Pode também gostar de:
bottom of page