top of page

Celebrações em Portugal


Desde o início da Sua juventude, Bahá’u’lláh era visto por todos os que O conheciam como estando marcado pelo destino. Abençoado com um carácter santificado e uma sabedoria invulgar, Ele parecia ter sido tocado pela luz caridosa do céu. No entanto, teve de suportar quarenta anos de sofrimento, que incluíram exílios sucessivos e encarceramento por ordem de dois monarcas déspotas, campanhas para denegrir o Seu nome e condenar os Seus seguidores, violência sobre a Sua Pessoa, e atentados vergonhosos contra a Sua vida – tudo isto, devido a um amor ilimitado pela humanidade, Ele suportou de livre vontade, com radiância e tolerância, e com compaixão pelos Seus algozes. Nem mesmo a expropriação das Suas posses mundanas o deixaram perturbado. Um observador poderá questionar-se como é possível que Alguém, Cujo amor pelos outros é tão completo, pode ter sido alvo de tamanha hostilidade, considerando que Ele, em contrapartida, tenha sido o objeto de louvor e admiração universais, aclamado pela Sua benevolência e elevada visão, e tenha repudiado qualquer reivindicação de poder político. Para qualquer pessoa que esteja familiarizada com o padrão da história, o motivo para as provações é obviamente inequívoco. O aparecimento da Figura profética no mundo provoca invariavelmente uma oposição feroz nos detentores do poder. Mas a luz da verdade não se pode extinguir. E, assim, nas vidas destes Seres transcendentes pode encontrar-se sacrifício, heroísmo e, quaisquer que sejam as circunstâncias, atos que exemplificam as palavras.

- Casa Universal de Justiça, Outubro 2017 -

Bahá’u’lláh nasceu em Teerão em 1817. Dois séculos depois, o dia do Seu nascimento é celebrado por milhões de pessoas em todo o mundo, e são feitas homenagens a uma vida repleta de sacrifício e heroísmo.

Também em Portugal, inspirados pela vida e pelos ensinamentos de Bahá’u’lláh, várias localidades do país irão celebrar o 200º aniversário do Seu nascimento, nos próximos dias 21 e 22 de outubro.

Visite a galeria abaixo e encontre os convites e os detalhes de algumas das celebrações que se irão realizar no nosso país. Se desejar receber informação sobre a celebração mais próxima da sua localidade, por favor, entre em contato com info@bahai.pt.


Pode também gostar de:
bottom of page