top of page

Um sonho sobre o Dia Prometido


Áqá ‘Azízu’lláh-i-Jadhdháb, que foi o portador da Epístola de Abdu’l-Bahá (filho de Bahá’u’lláh) ao Conde Leo Tolstoy, em Yasnaya Polyana, em Setembro de 1902, registou um sonho que teve, e que se cumpriu quando ele entrou pela primeira vez na presença de Bahá’u’lláh.

Foi-me anunciado num sonho que o Dia Prometido previsto em todas as Escrituras Sagradas, tinha chegado. Diante de mim havia um vasto deserto, com filas e filas de pessoas, até onde se conseguia alcançar. Diante desta vasta assembleia, sentado num trono elevado e dirigindo-se à multidão, estava uma Personagem radiante, de inigualável dignidade e grandeza. Com imenso cuidado fixei-me naquela elegante Figura. Estimei que a Sua idade estivesse acima dos cinquenta anos; a Sua barba era longa e preta, e um táj verde adornava a Sua cabeça. Os Seus olhos fixaram-me, e mandou que me aproximasse. Passei pelas filas de gente e atingi a Sua presença. Mal comecei a prostrar-me aos seus pés, Ele levantou-me e declarou: “Louvado seja Deus, o melhor dos Criadores”. Nesse momento, acordei do meu sono.

Um táj de Bahá'u'lláh, exposto em Seu quarto, em Bahji.

Quando cheguei a Haifa [em 1876] e atingi a presença de Bahá’u’lláh, caí imediatamente aos Seus pés; levantando-me, Ele disse: “Louvado seja Deus, o melhor dos Criadores”. Veio-me imediatamente à mente o meu sonho e, olhando para cima, vi que a Antiga Beleza era aquela mesma venerável Personagem que se dirigia à vasta multidão no deserto. Usava até o mesmo táj verde que eu tinha visto no meu sonho! É desnecessário descrever a onda de emoções que passou por mim nesse momento.

No dia seguinte a este incidente, fui ao mercado comprar carne, acompanhado por um dos crentes. Sendo descendente da tribo de Israel, não gostava da forma como os muçulmanos faziam a matança dos animais; no entanto, mantive este segredo oculto no meu coração, e não o tinha revelado a ninguém. A caminho do mercado, o meu companheiro disse: “A Abençoada Beleza disse-me que te encaminhasse a um talho Judeu, para que possas comprar a carne de acordo com a tua preferência.

Fonte: Stories of Bahá'u'lláh, 'Alí-Akbar Furútan


Pode também gostar de:
bottom of page